Não faça a manutenção dos equipamentos SE QUISER CORRER O RISCO DE PERDER O SEU INVESTIMENTO
Problemas corporativos
1. Redução da vida útil
Podemos comparar as manutenções às consultas médicas. Uma pessoa que vive até os 103 anos sem nunca ter ido ao médico pode ser considerada uma sortuda, não acha? O mesmo acontece com os equipamentos.
Isso porque as manutenções, assim como as consultas, funcionam de maneira preventiva, auxiliando a evitar possíveis problemas na saúde do equipamento. Ainda, se apresentarem algum defeito, procedimentos corretivos também podem ser aplicados para que o equipamento funcione da melhor maneira possível.
Assim, se o equipamento não for observado de tempos em tempos, pode ter sua vida útil reduzida sensivelmente. Isso porque até mesmo falhas simples, que poderiam ser consertadas facilmente, podem ser o principal vilão por trás do perecimento do equipamento..
2. Queda na qualidade do produto
A conta é simples: Um equipamento com possíveis falhas, mesmo que pequenas, deixa de apresentar o desempenho esperado. Como consequência, os produtos fabricados pelo equipamento também deixam a desejar.
E como sabemos, os resultados de oferecer produtos com qualidade comprometida aos clientes podem ser desastrosos. Desde a perda da confiança do público até a redução das vendas, você deve pensar duas vezes antes de optar pela não-realização de manutenções nos equipamentos.
3. Aumento de custos
Todos os problemas gerados pela falta de manutenção citados no presente artigo, têm o aumento de custos como consequência. Quando coexistem, o valor pode ser ainda mais expressivo. Um equipamento com vida útil reduzida precisa ser trocada com maior frequência, e o valor da manutenção nem se compara ao da compra de um equipamento novo.
Um produto com qualidade mais baixa, muitas vezes, leva à redução de seu valor final, reduzindo também a margem de lucro da indústria. A produtividade mais lenta eleva os custos de produção de inúmeras maneiras. Acidentes de trabalho podem levar a processos trabalhistas e indenizações.
Ou seja, se você é do time que pensa que a manutenção periódica dos equipamentos é desnecessária, melhor rever seus conceitos.
Problemas humanos
4. Redução da produtividade
Dependendo do defeito encontrado no equipamento por falta de manutenção, seu tempo para produzir um produto pode ser bem maior. Assim, a produção da indústria vai caindo dia após dia. Consequentemente, caem as vendas e, é claro, os lucros.
A queda da produtividade pode requerer ainda uma maior demanda de trabalho, levando à exaustão de funcionários ou à contratação de novos colaboradores. Ou seja, as consequências são diversas.
5. Maiores riscos à segurança
Equipamentos mal calibrados, peças gastas, lubrificantes vencidos, tudo isso pode gerar consequências que vão desde fortes alergias até sobrecargas elétricas e explosões. E nem é preciso citar as consequências desses incidentes para a indústria, não é?
Os efeitos não dizem respeito apenas às perdas financeiras da empresa em processos trabalhistas e indenizações. As sequelas também são sentidas na perda de credibilidade da indústria e ainda no peso na consciência de saber que o acidente poderia ser evitado.
É melhor prevenir do que remediar
Quando o assunto é a manutenção de equipamentos, a máxima cai como uma luva. Afinal, de nada adianta ter mão-de-obra especializada, tecnologia de ponta e ter nome no mercado, se tudo pode cair por água abaixo a qualquer momento.
Segurança e economia é o nosso forte! Por isso, se você se convenceu de que investir em manutenções preventivas dos equipamentos é o melhor caminho, é estar perto de quem entende do assunto
PÓS - VENDA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E PEÇAS PARA REPOSIÇÃO
Segurança, confiança, parceria e respeito são peças-chaves para a JOFAMA. A responsabilidade em possuir e oferecer uma estrutura de qualidade continua em suporte a manutenção do que se vende gera segurança, tornando - se importante para a tomada de decisão no investimento de um negócio.
Com muita dedicação e investimento, a JOFAMA é atualmente considerada uma referência no serviço de pós-venda do mercado em que atua, com elevado comprometimento e senso de urgência nos atendimentos eficientes prestados aos seus clientes.
A JOFAMA apresenta uma estrutura de atendimento que conta com uma equipe técnica especializada e atualizada com profissionais capacitados e experientes que trabalham desde o desenvolvimento dos projetos de equipamentos até a pós-venda, para oferecer aos clientes soluções mais simples e eficazes.
Fale agora mesmo com nosso pós-vendas e assistência técnica clicando no link: https://bit.ly/manutenção-jofama